segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Educação Alimentar e Nutricional



Entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2015 iniciou-se as atividades ligadas à Educação Alimentar e Nutricional do Projeto Buracica Sustentável e Solidária. No intuito de mobilizar as agricultoras e agricultores para oficinas previstas para o início de 2016, foram realizadas rodas de conversa em todas as 08 comunidades do Projeto.

Esse primeiro encontro foi uma estratégia de reconhecimento das comunidades pela Nutricionista Veranúbia Mascarenhas. Na oportunidade foram levantadas informações importantes como os alimentos produzidos nas comunidades, quais os produtos que são consumidos na alimentação diária e quais são comercializados. Outras questões levantadas nas rodas de conversa foi sobre a relação diária das comunidades com a alimentação, se o consumo é maior do que a produção e ainda sobre os tipos de alimentos comprados, seja industrializados ou produtos naturais adquiridos nas feiras dos municípios de Catu e Alagoinhas. Veranúbia também buscou conhecer as principais doenças que afetam a maioria das pessoas nas comunidades, os medicamentos que utilizam e como a alimentação influencia em todas essas questões.



No final as participantes sugeriram temas para as oficinas de culinária e gastronomia, tais como a produção de ervas medicinais e orientações para melhor utilização dos produtos da agricultura familiar da região, a exemplo das frutas, do aipim e das hortaliças. As oficinas estão confirmadas para os dias 25 e 26 de janeiro, em Pindobal de Baixo, nos dias 27 e 28 de janeiro, em Guabiraba e nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Panelas. Espera-se cerca de 25 pessoas por oficina. As agricultoras se comprometeram com o apoio à organização das oficinas, bem como a mobilização da comunidade. 

Fotos: Arquivo do ELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário