quinta-feira, 30 de junho de 2016

Oficina sobre Agroecologia e Preservação Ambiental


A falta de água para produção sempre foi assunto nos encontros, ações e reuniões do Projeto Buracica Sustentável e Solidária. A escassez de água não é exclusividade da região do Buracica, mas um problema que atinge produtores rurais em todo o Brasil, em especial os agricultores familiares que não dispõe de recursos para perfuração de poços ou captação de água de longas distâncias.

As discussões e debates coletivos ao longo do projeto sempre nos instigavam a buscar soluções ou ao menos estratégias para superação do problema, que poderia simplesmente inviabilizar a produção dentre os participantes do projeto. Dentre as soluções encontradas, foi sugerida pelas agricultoras e agricultores uma ação de mobilização comunitária e sensibilização para a recuperação e preservação das diversas nascentes na região de Buracica.

Como atividades preparatória, o técnico do projeto visitou diversas nascentes com representantes de cada uma das comunidades, sendo realizadas visitas em cinco nascentes, sendo elas localizadas nas comunidades de Pindobal, Guabiraba, Panelas, Camboatá e Rio Negro.

As visitas técnicas revelaram que diversas atividades e intervenções realizadas no entorno das nascentes, desde a década de 90, como desmatamento, plantio do eucalipto, além da exploração incorreta da água das nascentes, ocasionaram na diminuição ou até mesmo extinção da fonte de água. Muitas das nascentes visitadas foram utilizadas como única fonte de água para consumo de diversas famílias, sendo algumas delas espaços para lavar roupa e também para banho.



Em seguida, foi realizado uma oficina de dois dias, com o tema Agroecologia e Preservação Ambiental, com a participação de 52 agricultoras e agricultores. O primeiro dia da oficina foi marcado por palestras e debates. A primeira palestra foi realizada pela Dra. Tatiane dos Santos, ambientalista de Catu, com o tema “A importância da preservação recursos hídricos”. Depois, o Engenheiro Agrônomo, Carlos Eduardo Leite, falou sobre “Agroecologia e Sistemas agroflorestais na recuperação e preservação ambiental”.

Na segunda parte do dia foi apresentado o diagnóstico das nascentes da região e, em seguida, os/as participantes definiram estratégias e um plano de ação coletiva para a recuperação e preservação das nascentes do entorno de Buracica.

Com base no diagnóstico, os técnicos definiram iniciar já no dia seguinte como ação prática da Oficina junto às agricultoras e agricultores, um processo de reflorestamento das áreas das nascentes. Algumas delas ainda contam com parte da vegetação nativa na nascente, como o dendezeiro, a paraíba, o ingá, o jenipapo e o cajueiro. A estratégia definida foi de isolar os olhos d’água, cercando a área para evitar o trânsito não só de pessoas, como também de animais, e reflorestar com espécies nativas da própria mata atlântica, estimulando assim a recuperação da fonte de água.


Fotos: Arquivo ELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário