sexta-feira, 24 de julho de 2015

1º Intercâmbio de Práticas Agroecológicas do Projeto Buracica Sustentável e Solidária

O Projeto Buracica Sustentável e Solidária realizou, entre os dias 06 e 09 de julho, o 1º intercâmbio de práticas agroecologias no município de Camamu, litoral sul da Bahia, com a participação de 13 agricultoras e agricultores integrantes do projeto.
Foram visitadas as comunidades de Quilombo Barroso e Santo André, onde agricultoras e agricultores puderam conhecer o trabalho realizado pelo SASOP, organização parceira do ELO, na área de produção agroecológica junto aos agricultores familiares de Camamu. O principal foco dessas visitas foi conhecer as experiências realizadas na produção de alimentos, utilizando técnicas agroecológicas, na criação aves, criação de peixes, hortas e agrofloresta.
As comunidades falaram também do trabalho de associativismo e as formas de comercialização dos excedentes de produção (já que o principal destino da produção é o consumo da própria família e/ou comunidade), através da venda institucional PAA, PNAE, além a venda direta nas feiras da região.
A equipe do SASOP foi co-responsável pelo planejamento do intercâmbio, bem como o acolhimento da equipe e participantes do projeto, acompanhando o grupo durante toda a ação e demonstrando a total integração entre a instituição e as comunidades. As agricultoras e agricultores de Buracica aproveitaram todos os momentos de troca e aprendizado, demonstrando uma grande satisfação durante o intercâmbio, e voltaram animados para a continuidade do trabalho de produção agrícola familiar em suas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário